Home » Especialidades » Comissionamento

Comissionamento

O comissionamento é um processo estruturado e documentado que quando aplicado corretamente, deve assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial sejam sejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do usuário da forma mais eficiente possível.

O comissionamento pode ser aplicado em novos empreendimentos ou em edificações ou sistemas existentes quando em processos de expansão.

Na prática, o processo de comissionamento consiste na aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada componente físico do empreendimento, desde os individuais, como peças, instrumentos e equipamentos, até os mais complexos, como módulos, subsistemas e sistemas.

Aplicável a todas as fases do empreendimento, desde o projeto básico e detalhado, o suprimento e o diligenciamento, a construção e a montagem, até a entrega da unidade ao cliente final, passando, muitas vezes, por uma fase de operação assistida.

É uma especialidade técnica complexa e sofisticada, que tende modernamente a ser encarada como uma disciplina específica e independente, tão importante quanto as especialidades tradicionais de engenharia.

Entre os especialistas há consenso que esse processo deve iniciar na fase de nascimento do empreendimento.

Um bom comissionamento consiste em entender as premissas de projeto (BOD – Basis of Design / Base do Projeto), são elas: a expressão da vontade do investidor (OPR – Owner´s Project Requirements / Requisito Básico do Proprietário); e garantir que estas premissas sejam cumpridas até a fase de entrada em operação do empreendimento.

É papel do agente de comissionamento verificar os projetos e a execução da obra, validando a adequação do trabalho realizado no que diz respeito aos objetivos citados anteriormente. A comunicação é realizada de forma clara e organizada, envolvendo a todos. O valor do comissionamento é reconhecido também pelos projetistas e instaladores, uma vez que proporciona uma forma adicional de validação da qualidade do trabalho oferecido.

Um bom comissionamento e um projeto executado em BIM – Building Information Modeling, devem trazer resultados econômicos ao empreendimento, reduzindo os erros inerentes a um processo conduzido de forma convencional durante o projeto, a construção e instalação, incrementando os ganhos obtidos através de atendimento a prazos, e ganhos operacionais.

As Certificações LEED NC, LEED CS, e LEED CI já tratam o comissionamento como pré-requisito, tornando-o obrigatório.

Nossos associados possuem larga experiencia em comissionamento bem como em TAB-Teste, Ajuste e Balanceamento nos podemos atuar em seu empreendimento desde sua concepção até a entrga final ou mesmo durante a operação e manutenção.

Para esta disciplina oferecemos:
Consultoria
Elaboração do Plano de Comissionamento
Testes de Aceitação em Fábrica
Testes Estáticos
Testes Dinâmicos
Testes de Desempenho
Estudos preliminares
Análise do projeto
Inspeção Visual
Testes de equipamentos
Funcional do sistema
Elaboração do Plano de Testes e Ativação, aprovado em conjunto com o cliente
Planejamento e execução de testes de ativação controlada
Solução de pendências e aceitação preliminar pelo cliente
Elaboração da documentação definitiva do projeto e aceitação final pelo cliente
Relatório técnico conclusivo

| Assessoria JurídicaComissionamento | Consultoria Participativa | HVAC-R | Sustentabilidade | Energia | Elétrica | Automação e Controles | Hidráulica |Acústica | Gerenciamento | BIM – Building Information Modeling |